Aconteceu

Amigos
Nossa festa de Confraternização aconteceu numa tarde amena de domingo 11/12/2011. Primeiro, as vias dos sentidos foram abertas com hortelã e capim-limão. Depois, foi a emoção que aflorou, no recital de poesia e recordações da infância e juventude. Após, o corpo despertou com a alegria e a espontaneidade das "Frenéticas" (UNATI, UERJ), e as marchinhas de carnaval.
Em meio a abraços , palavras e lembranças de nossa Presidente Martha Lovisaro, nos sentimos fortalecidos e gratos pelos avanços em 2011, e renovados para 2012.
Agradecimentos especiais para Christie Campello e seus alunos, que ali estavam, de forma comovente e singela, demonstrando que a Psicomotricidade, além de Ciência do Movimento, é uma forma, entre outras, de louvor a Vida e solidariedade."

Um abraço
Henriete Mello
Comissão Científica da ABP

X Encontro de Psicopedagogia do Ceará e a SBP estava presente...

Em face ao X Encontro de Psicopedagogia realizado pela Sociedade Brasileira de Psicopedagogia sessão Ceará em parceria com a realização do VI Simpósio de Psicomotricidade da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade Capítulo Ceará, quero deixar registrado que durante as atividades percebi em todo o processo um clima hospitaleiro, descontraído e fraternal entre todos os que participavam do acontecimento. Ficou marcado o alto nível da produção acadêmico-científica realizada neste evento.
Quero parabenizar pelo exaustivo esforço e êxito do Sr. Presidente do Capítulo Cearense de Psicomotricidade Sr. Genivaldo Macário, bem como a presidente da Sociedade Brasileira de Psicopedagogia - sessão Ceará representada pelo Sra. presidente Francisca Francineide Cândido. A mesa de abertura teve a Presidente da Sociedade Brasileira de Psicopedagogia Sra. Quézia Pombonatto que apresentou as Bases Epistemológicas da Psicopedagogia e o Psicomotricista Marcelo Antunes, representante da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - Capítulo Nacional, que apresentou as Bases Intensivas de uma Epistemologia Psicomotora. O ponto alto deste acontecimento foi a parceria entre a Associação de Psicopedagogia e a Sociedade de Psicomotricidade, somando forças para regulamentação das categorias e a aquisição dos Anais com a identificação do Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) - ISSN 2273-6186.
Acreditamos que este evento abrilhantou mais ainda o capítulo Ceará de Psicomotricidade e sessão cearense de Psicopedagogia.
Agradeço direta e indiretamente a todos os que contribuíram para este evento significativo!

Valeu,
Marcelo Antunes

>Visita do Psicomotricista espanhol Víctor Garcia, que esteve na UERJ ministrando aula e vivências de psicomotricidade.

No dia 07/11, no auditório 111 da UERJ, foi possível desfrutar da presença de Victor Garcia, a convite do Profº. Drº. Eduardo Costa, sócio titular da ABP. Victor Garcia falou para um auditório repleto, cerca de 200 pessoas. Martha Lovisaro o saudou em nome da UERJ e da ABP. O tema abordado de maneira interativa com a platéia pode ser resumido como "forma de bem viver consigo e com o próximo por meio da expressividade". Victor focou alguns princípios fundamentais como o da formação da identidade. A importância do fundamental que pode se perder na fragilidade e que vem fundar a base primária infantil. Como grande parte dos presentes eram educadores, Victor reportou-se ao conceito de adulto como todo aquele que é capaz de ser responsável pela sua própria criança. O saber escutar o outro, tendo por condição estar em contato consigo mesmo. Consciência mais à vontade nos coloca diante da realidade. A vontade necessita ser fortalecida, acentua que ser forte é ser flexível. Nesta construção pessoal, Victor coloca princípios essenciais como dar, receber e pedir, concluindo sobre a necessidade de se reforçar a identidade humana e espiritual, integrando-as para se chegar a uma identidade de Ser. Estes princípios foram desenvolvidos de forma alegre e descontraída. A palestra na íntegra poderá ser adquirida na ABP, no formato DVD, em breve.

Representação da ABP pela professora Henriete Mello no 1º Congresso Internacional de Psicomotricidade no Chile.

O Primeiro Congresso Internacional de Psicomotricidade, acontecido no Chile entre os dias 10 e 13 de novembro, contou com uma massiva representação brasileira: de quarenta e seis trabalhos livres, vinte foram de profissionais do Brasil, todos prestigiados e demonstrando a variedade de técnicas, trabalhos corporais e alcance da Psicomotricidade em nosso país.
A Associação Brasileira de Psicomotricidade foi representada pela coordenadora da Comissão Científica Henriete Cruz Sousa e Mello, que apresentou o tema "Psicomotricidade no Brasil: atualidades e projeções", feito em conjunto com a atual Presidente Marta Lovisaro.
Com quinhentos e quatro inscritos, o Primeiro Congresso Internacional de Psicomotricidade, em meio a muita organização e simpatia, deixou promessas e a certeza que o Homem em Movimento é base, estrutura e Vida para um mundo melhor.

Visita do Profº. Drº. Jorge Fernandes da Universidade de Evora - Portugal.

Em setembro a ABP recebeu a visita do Prof. Dr. Jorge Fernandes diretor do mestrado em psicomotricidade da Universidade de Évora, Portugal. Durante algumas horas a diretoria e a comissão científica puderam entrar em contato com as formações na Europa e discutir sobre questões de interesse. Alguns materiais importantes nos foram disponibilizados e dentre eles o código de ética do psicomotricista. Este material, após estudo da comissão científica, será apresentado na próxima AGOE para estudo e aprovação. Alguns protocolos de pesquisa e adaptações curriculares foram sugeridos pelo ilustre convidado a quem agradecemos.