COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE

COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE-COVID-19

Com relação ao quadro mundial do novo CORONAVÍRUS ( COVID-19), reconhecido como pandemia pelo decreto Organização Mundial de Saúde (OMS), e tendo em vista a necessidade de contribuirmos coletivamente para minimizar a propagação do vírus, a Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP) assume o compromisso de acatar as medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente desta pandemia.

Orientamos ainda que todos os profissionais sigam as recomendações do Ministério da Saúde, da OMS, e as observações da vigilância sanitária, quanto às questões de atenção, e ao controle do isolamento social como sendo a principal luta contra a disseminação e propagação do Coronavírus (Covid-19).

O trabalho do Psicomotricista tem como base a relação e o contato corporal direto. Assim, orientamos que a higienização seja redobrada nos espaços educacionais e clínicos, sobretudo e em especial quanto à limpeza dos brinquedos e objetos usados dentro dos ambientes com o uso de alcool 70%; e também que seja evitado, nesse momento, o contato corporal direto, os trabalhos em grupo e as aglomerações, de modo que a prestação de serviços sejam em lugares ventilados e não fechados até que as autoridades restituam o controle da epidemia.

Lavar as mãos antes e depois dos atendimentos de forma adequada conforme orientações do MS. Também é recomendado que os atendimentos sejam espaçados de forma a preservar as pessoas na sala de espera, lembrando que a recomendação do MS de manter uma distancia minima de 1 metro entre as pessoas.

A Psicomotricidade defende as relações de afeto e de bons encontros. Por isso, precisamos considerar a importância das medidas cautelares de controle social da dissiminacão desta epidemia.

Continuaremos seguindo as indicações necessárias para dar contenção a essa grave situação mundial.

A Diretoria da ABP

Os comentários estão fechados.