Fórum Internacional de Psicomotricidade

Fórum Internacional de Psicomotricidade

Promoção - Rede Fortaleza de Psicomotricidad; Centro de Educação UECE – Pós em Psicomotricidade; Formação em TransPsicomotricidade Educacional e Clínica e Graduação em Psicomotricidade  UDELAR - Uruguai

Tema – “O Futuro da Psicomotricidade”

 

MANIFESTO 2020:

Preâmbulo:

Considerando a situação planetária de enfrentamento à pandemia de covid19;

Considerando os desafios das práticas psicomotoras diante do momento atual que implica um distanciamento dos corpos;

Considerando os desafios da formação e de atuação do psicomotricista;

Considerando as trocas realizadas nos 12 primeiros encontros do Fórum Internacional de Psicomotricidade realizados ao longo do ano de 2020 envolvendo a participação de 36 expositores de 14 países

Afirmamos que:

1 - Faz-se imperativa a formação universitária em Psicomotricidade (graduação e pós-graduação). Ao reconhecer que cada país tem suas características e especificidades, importa fortalecer a formação e em simultâneo o reconhecimento profissional da Psicomotricidade;

2 - É fundamental criar condições para o fortalecimento da investigação, nomeadamente através da realização de pesquisas multicêntricas validando e demonstrando as especificidades das práticas psicomotoras na educação, no trabalho, na saúde e em outras áreas de atuação e sua disseminação nos canais mais representativos da investigação nacional e internacional;

A investigação é um fator fundamental de afirmação da identidade do campo da Psicomotricidade, permitindo clarificar o seu objeto de estudo bem como as fronteiras com outros campos. A importância da Psicomotricidade na identificação das necessidades sociais e como forma de validar e de aferir o impacto das intervenções psicomotoras;

3 - É fundamental manter um processo formativo em Psicomotricidade de qualidade, sendo que modelos 100% on-line não podem assegurar a formação geral bem como o imprescindível trabalho pessoal do formando e a experiência que decorre de estágios na Educação e em Terapia Psicomotora.

A aquisição das competências profissionais do Psicomotricista (destrezas, habilidades, conhecimentos, procedimentos) só são possíveis em presencialidade.

Da mesma forma, reconhecemos que a prática do Psicomotricista não deve ocorrer 100% online, sendo fundamental esta clarificação para a atuação do Psicomotricista no momento presente e no futuro, de forma a demonstrar a especificidade da Psicomotricidade na/para a comunidade em geral. Esta é uma profissão única na área da saúde que requer um engajamento/envolvimento pessoal/corporal do profissional;

4 - Foi constatado neste período que certas ações e intervenções psicomotoras podem ser viáveis em modelos on-line ou à distância, porém devem ser consideradas as limitações, nomeadamente na realização de diagnósticos e o atendimento de alguns sujeitos.

É importante considerar as diferenças da prática psicomotora em função da idade, bem como dos grupos e dificuldades a que se dirige. O papel de suporte e envolvimento dos pais, cuidadores, outros elementos da família requer especial atenção, particularmente quando a intervenção se dirige para a criança ou grandes dependentes. Deve ser sempre valorizada a transição para a prática psicomotora em presencialidade;

5 - É de importância fundamental, para o respeito às bases éticas do exercício profissional, a realização sistemática da supervisão. Para tal, o supervisor, que deve ser um Psicomotricista, deve ter uma formação específica devendo esta formação ser disponibilizada por entidades habilitadas para tal. Deve existir uma atenção ao bem-estar e saúde mental do Psicomotricista. Cada Psicomotricista deve, ao longo da sua profissão, reconhecer a necessidade de uma formação ao longo da vida, desenvolvendo continuamente suas competências técnico-científicas e realizando um trabalho pessoal  constante.

Nomes dos signatários:

  • Dayse Campos – Brasil
  • Eduardo Costa – Brasil
  • Juan Mila – Uruguai
  • Paula Lebre - Portugal
  • Marcela Carta – Argentina
  • Ditte-Marie Post – Dinamarca
  • Pablo Bottini – Argentina
  • Marcela Hernández – Chile
  • Daniel Silva – Brasil
  • Sandra Ravazzani – Uruguai
  • Rita Thompson – Brasil
  • Miguel Sassano – Argentina
  • Susana Cabral – Brasil
  • Nivaldo Torres – Brasil
  • Alexandrine Saint-Cast – França
  • Alfonso Lázaro Lázaro – Espanha
  • Angela Brêtas – Brasil
  • Anna Milano – Itália
  • Anne Vachez-Gatecel – França
  • Beatriz Loureiro – Brasil
  • Helle Brok – Dinamarca
  • Begoña Suarez – México
  • Carlos Alberto de Mattos – Brasil
  • Florence Bronny – França
  • Cor Niks – Holanda
  • Gustavo Vasconcellos – Brasil
  • Maria Luisa Inguagiatto – Brasil
  • Ilona Widmer – Suiça
  • Laura Bettini – Itália
  • Franco Boscaini – Itália
  • Margarida Opliger-Pinto – Brasil
  • Eliana Maldonado – Bolívia
  • Cori Camps – Espanha
  • Miguel Llorca – Espanha
  • Cristina Espadinha – Portugal
  • Michel Probst - Belgica

+ platéia presente no dia 2 de dezembro de 2020 e todos que desejarem contribuir com o Futuro da Psicomotricidade

OBS: Todos os encontros do Fórum estão na página PSICOMOTRICIDADE BRASIL no Facebook

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