A formação do sociopsicomotrista

Por Solange Thiers

Quando comecei a organizar o material para apresentar aqui, no Congresso de Fortaleza, encontrei duas transparências muito significativas e com as quais abro a apresentação do percurso da formação em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers.

Quando em 1990 criava o Orientador Terapêutico "E" para adultos, surgiu-me a inspiração de guardar no papel, o desenho "o Gogó da Ema", para uma atividade de recorte para adulto, que o nosso pessoal de Ramain-Thiers refere-se à separação remete-nos simbolicamente à perda.

Ramain-Thiers - A Sociopsicomotricidade foi apresentada ao mundo científico em 1992.

É uma metodologia brasileira de Psicomotricidade que faz a leitura emocional do movimento humano, tendo a Psicanálise Aplicada e as Tearias de grupo como suportes para a compreensão da dinâmica grupais.

A formação de Terapeutas é realizada pelo CESIR - Núcleo Ramain-Thiers, órgão de formação da SBRT - Sociedade Brasileira Ramain-Thiers, que é filiado à SBP - Sociedade Brasileira de Psicomotricidade.

O objetivo geral da formação é capacitar profissionais graduados nas áreas de Saúde de Educação aos exercícios da Sociopsicomotricidade.

Entre os objetivos específicos temos:

  • Formar grupoterapeutas através da Psicomotricidade.
  • Instrumentalizar o profissional ao exercício da Metodologia com crianças,
    adolescentes e adultos.
  • Habilitar o profissional ao exercício da Sociopsicomotricidade nas áreas clínica,
    social, institucional, empresarial.

Como formar grupoterapeutas em Ramain-Thiers?

A formação do terapeuta é um trabalho artezanal, porque o Ser Terapeuta é um função conquistada e não somente apreendida. A conquista na Psicomotricidade se faz por aqueles que puderam submeter-se a processos terapêuticos emocionais corporais, que puderam mobilizar seus conteúdos na relação consigo mesmo e com o outro e com o outro e que conseguem colocar-se de forma íntegra no mundo. Na dinâmica dos grupos que coordena é terapeuta, aquele que pode despojar-se de seus valores, vaidades, para estar com o outro, numa qualidade, fundamentalmente, amorosa.

Cada terapeuta possui possui uma identidade particular, que se interliga à identidade da formação que recebeu, que passa também pelo conhecimento, pela teoria e técnica que embasam sua prática clínica e pela sua identificação com a corrente escolhida.

Nós, em Ramain-Thiers, a Sociomotricidade oferecemos uma formação básica de três anos:

  • Dois anos para especificação de crianças e adolescentes;
  • Dum ano de especificação para adultos.

Os settings terapêuticos, que formam a pessa do terapeuta, oferecem vivência sócio-psicomotoras cuja dinâmica psicoterapêutica de grupo inclui a Psicomotricidade Diferenciada, o Trabalho corporal e a Verbalização. Todo o processo é baseado na transferência, fenômeno psíquico que promove delegar ao outro características de suas figuras parentais, vivendo desta forma, com o outro a atualização de suas necessidades quer sejam corporais ou psíquicas. O outro, geralmente é o terapeuta, podendo também ser os companheiros de grupo.

Vivemos um momento na Psicomotricidade em que a separação psico e motor não são mais tão valorizadas. Ramain-Thiers já conceituava o ser como único, indivisível, tanto para manifestações psíquicas, como para demandas corporais. Havia, entretanto, um espaço vazio que dificultava a integração.

Neste espaço vazio, nesta lacuna "entre" o psico e o motor, fica a conceituação atual da Psicomotricidade. Este espaço "entre" pode ser exemplificado de varias formas, é aquele espaço, onde aridez de um solo castigado, nasce a vegetação. O espaço ENTRE - é o espaço de VIDA. Freud dizia que entre a psique e o soma existia muito a ser desvendado e estamos nós aqui, no final do milênio a falar da forma com que a Psicomotricidade pôde ocupar este espaço. É o espaço suficientemente bom de Winnicott, no qual a relação mãe e filho se estabelece, é o espaço que se forma através da relação e que garante a capacidade de viver na melhor na sociedade.

Ramain-Thiers por credibilidade os postulados de que a energia circulante no organismo, a libido, é determinante do desenvolvimento do sujeito e de sua ação social, da ênfase à Psicanálise. Os jogos motores denunciam formas de angústia vividas pela criança, pelo adolescente ou pelo adulto. E é por este motivo, que no programa de Curso de Formação, Ramain-Thiers inclui-se o estudo da Psicanálise aplicada, o estudo de transferência e contra-transferência, na compreensão do sujeito psicomotor.

A questão grupal, que também caracteriza Ramain-Thiers e leva-nos a percorrer teoricamente autores como Decherf, Freud, Bion e outros. Estes embasamentos aliados à prática fundamentaram Ramain-Thiers e levaram-me a compreender melhor a forma de lidar com fenômenos no grupo como a falta de entendimento da proposta, à inadequação postural, a agressividade, a trangressão.

A inadequação postural pode ser lida como necessidade que nos remte a regressão, com fenômeno de resgate psíquicopara crescer, que após a leitura permite ao terapeuta fazer opções de propostas.

Para Ramain-Thiers, por exemplo, a inibição psicomotora, a hipercinesia, a agressividade são formas da criança vivenciar seus conflitos psíquicos depositados na ação motora. A inibição psicomotora vinculada à núcleos paranoides, a hipercinesia à não saída de uma fase narcísica, maníaca por exemplo.

Dependendo da dinâmica do grupo o terapeuta faz escolha de propostas não diretivas semi-diretivas ou diretivas. Esta escolha torna-se variavél em relação às defesas que precisam ser trabalhadas. São oferecidas propostas diretivas quando o grupo pede limite, necessita da autoridade do terapeuta como referência para sair da transgressão, da perversão.
As propostas livres são oferecidas quando o grupo precisa revivenciar situações arcaicas, descobrir o desejo.

Estas atividades tem por finalidade, simultaneamente, oferecer espaço à liberdade corporal, quebrar automatismos, favorecer à descoberta, minimizar a racionalização e o controle. Entretanto, para nós, não devem ser oferecidas só propostas livres porque isto fortalece a introjeção de não sair do narcisismo e esta é a patologia social atual.

O programa de formação habilita o profissional a ser flexível. Como e quando? O que fazer? O que escolher?

O corpo é concebido como uma globalidade com segmentos que agem de forma harmônica, experienciando níveis de tonus, percebendo sensações, descobrindo o sentir, que nos dias atuais está se perdendo na sociedade.

Freud afirma:

"O ego é antes de tudo um ego corporal" e para Ramain-Thiers o desenvolvimento psicossexual é o que fundamenta a evolução libidinal do esquema corporal e da imagem do corpo.

A pesquisa básica que fundamentou o trabalho foi encontrada na prática clínica (20 anos), e é o que diferencia Ramain Thiers de outras correntes de Psicomotricidade - é a correlação que se estabelece entre atividades de coordenação motora fina e emocional. Relaciono no meu livro Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, que as propostas de recorte oferecem possibilidades de vivências de separação. Os quebra-cabeças, na procura de peças iguais remete a busca de modelos de identificação para reconstrução de figuras parentais e as construções tridimensionais favorecem a revivência edipiana que já se instalou na dinâmica de grupo.

Os caleidoscópios mobilizam questões de escolha e renúncia.

As questões de escolha, tomada de decisão e profissão sempre passam pela renúncia do objeto na passagem pelo movimento edipiano. É importante ressaltar que isto é possível porque os desenhos foram escolhidos, criados para simbolicamente cumprir esta finalidade e a transferência garante o processo.

A formação inclui também o estágio Supervisionado de 120 horas.

O Supervisor de Estágio é um profissional qualificado, experiente, que sinaliza ao supervisando quanto a dinâmica relatada, vivida, acompanhando de perto, sem colocar-se no espaço de Suposto Saber, mas sendo alguém que pode dar continência, por ter maior experiência, e com isto amparar melhor quem começa.

As características básicas de Ramain-Thiers são:

  • a entrada no mundo científico em 1992 • a comprovação científica na reconstrução
    da identidade infantil
  • a presença de um terapeuta no grupo
  • trabalho desenvolvido na transferência e contra-transferência,
  • Embasamento teórico fundamentado nas teorias de psicomotricidade, psicanálise, e
    de grupo
  • fato das devolutivas serem integradoras como leitura sócio-psicanalítica
  • os orientadores terapêuticos Thiers para crianças, adolescentes, adultos,
    (CR-AD-E).

Face o exposto afirmamos: Ramain-Thiers tem representatividade nacional.

Cidades brasileiras onde temos grupos com a Sociopsicomotricidade Ramain- Thiers: Aracajú - Belém - Belo Horizonte - Blumenau - Brasília - Campo Grande - Cuiabá - Curitiba - Dourados - Florianópolis - Fortaleza - Foz do Iguaçu - Goiânia - Governador Valadares - Itajaí - Londrina - Maceió - Natal - Presidente Prudente - Presidente Venceslau - Recife - Rio de Janeiro - Salvador - São Carlos - São Paulo - Sete Lagoas - Umuarama - Vitória e outras.

Quanto ao desenvolvimento de Recursos Humanos o CESIR dispõe de cinco terapeutas de formação pessoal, 48 supervisores de área, 20 coordenadores de cidades.

Quanto ao desenvolvimento científico temos:

  • uma tese de doutorado - UNICAMP - 1996 (área de Saúde Mental)
  • quatro teses de mestrado: Campo Grande, Goiânia, Aracaju.
  • Duas teses de doutorado na Espanha - Universidade Compultense (em andamento)
  • Apresentação em congressos nacionais e internacionais: no Brasil, Austria,
    Finlândia, Argentina, Canadá, México
  • Inúmeras monografias em pós-graduação Latu-Senso
  • Inúmeras monografias de término de curso.

As pesquisas atuais estão voltadas para o instrumental terapêutico para atendimento de crianças de 3 a 6 anos.

Ainda no desenvolvimento científico do Ramain-Thiers os trabalhos sociais representam outro campo de pesquisa bem sucedido:

  • Reintegração social de jovens infratores (93-94-95)
  • A construção da identidade infantil em crianças institucionalizadas (MS - 1996)
  • Projeto de assistência global (SP), desde 1995
  • Projetos meninos de rua de Dourados - MS (97-98) • Ramain-Thiers na zona rural
    (93-94)
  • Viver e sentir no Sítio do Cardoso (Recife - 98-99)
  • Ciranda do Renascer - aprovado em 1997 em concurso público, CMDCA, publicado
    no Diário Oficial em 31.10.97
  • Viver - Recordar - Elaborar - na FUNDAC, com crianças e adolescentes (Recife).

O aperfeiçoamento do percurso da formação inclui a formação de Supervisores, o acompanhamento em Supervisão, a formação de grupoterapeutas de formação pessoal, o aprofundamento que é a formação de didática, o apoio na participação de projetos sociais, e apresentação em Congressos, a integração à Equipe de Pesquisas de CESIR, a participação no Conselho da SBRT.

As produções científicas em Ramain-Thiers são estas a seguir:
A distribuição percentual do desenvolvimento, considerando-se de 1992 a 1998 e a continuidade de estudos teórico-prático apresenta esta distribuição por concentração de áreas:

Recife - maior número de profissionais, maior índice de pesquisas.
Campo Grande - número de profissionais, maior índice de pesquisas.
Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Brasília.

Encerro, deixando com vocês esta reflexão, que para mim é muito significativa:
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante". (De Exupery).

A minha rosa é Ramain-Thiers.

  • Solange Thiers - Psicóloga, Psicanalista, Sociopsicomotricista, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP) e Presidente da Sociedade Brasileira Ramain-Thiers (SBRT).

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