Mindfulness a Luz da Psicomotricidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE

MINDFULNESS A LUZ DA PSICOMOTRICIDADE

Autor:

Antônio Carlindo Rocha da Câmara Lima
Prof. da Universidade Veiga de Almeida (UVA), departamento de Criatividade e Inovação. Professor da Universidade da Paz (UNIPAZ), departamento de Neurociência. Diretor do Núcleo de Criatividade e Inovação (NCI), departamento de Criação.

Resumo

No contexto da Psicomotricidade, a experiência da abordagem mindfulness com crianças e adolescentes , proporciona princípios e que geram valores e justificam os benefícios e cuidados necessários para o desenvolvimento da maturação do infantojuvenil.

Mindfulness, significa atenção plena em português, uma maneira de desenvolver a consciência através da prática ao momento presente, com abertura da mente, compaixão e sem julgamento. Está prática permite libertar da reatividade do stress da vida cotidiana.

Em outras palavras, ao manter a atenção plena identificamos os sentimentos de angústia e suas manifestações em nosso corpo, antes de reagir a eles. Em estado de meditação em ação, podemos aprender a como lidar com as situações de angustia, frustração, stress e ansiedade.

Mindfulness é uma abordagem integrativa entre Educação, Psicologia, Psicomotricidade, Medicina e outras áreas de conhecimento, onde existem diversos protocolos para Escolas, Clinicas, Psicoterapias e em Empresas.

Palavras-Chave:
Psicomotricidade, Educação, Psicologia, Medicina, Mindfulness.

Introdução

O mundo que vivemos é da quarta revolução industrial, isto é, um cenário que tem como causa a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. A volatilidade tem um efeito de falta de estabilidade e previsibilidade. Já a incerteza, temos a falta de capacidade de prever quais mudanças importantes podem vir acontecer.

Temos muitos problemas complexos a partir da proliferação de novos métodos financeiros, culturais, sociais e ambientais. E temos, a ambiguidade que trata-se do sentimento resultante entre as polaridades. Segundo a Ordem Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo (cerca de 4% da população mundial).

O Brasil é recordista em transtornos de ansiedade e sérias questões de saúde mental e emocional. Pensando sobre esses impactos, torna-se necessário refletir sobre as seguintes questões: o que fazer para enfrentar esses desafios de maneira significativa nas organizações em que o psicomotricista atua?

Como mobilizar o corpo, o coração, a mente e a alma dessas crianças, jovens e adultos que atendemos, seja na escola, na empresa ou na clínica? E como desenvolver boas intervenções nas crianças e jovens que atendemos? Porque precisamos tomar consciência dessas mudanças?

Este trabalho tem o propósito de repensar o pensamento dos modelos mentais atuais, refletir sobre a experiência da prática do ser, do sentir, do pensar e do agir, e dialogar entre a abordagem do Mindfullness com os métodos existentes da psicomotricidade.

Objetivos

Identificar os principiais componentes de algumas técnicas do modelo Mindfullness que se alinham com a prática psicomotora. Analisar os benefícios e as restrições da prática do mindfullness com a prática psicomotora.

Material e Método

Principal material é o próprio corpo, através de exercícios de vibração, movimento, posturas e imagens. Entretanto, alguns materiais já estão presentes em todas as escolas e clínicas. Quanto ao método, utilizei os princípios do programa de Mindfullness para crianças e jovens do Christopher Willard, PsyD, da Harvard Medical School junto com as minha experiências com a prática psicomotora em todos os niveis escolares e na clínica particular.

Resultados

A integração das técnicas de mindfullness com a prática psicomotora, promoveu um bem-estar de maneira significativa. Isto ficou claro, após o procedimento de inquérito realizado após a prática com as crianças e jovens. Este inquérito tem como objetivo o de observar o nível de atenção plena, de conexão e da gratidão na mente, no coração, no físico e na alma.

Discussão

O mindfullness a luz da psicomotricidade trata-se de uma experiência que busca harmonizar os constrastes do saber-interior (sensações físicas, sentimentos, pensamentos e tradições espirituais) com a experiência saber-exterior (sons, ruídos, cheiros, cores, formas sabores, texturas, etc.).

Na experiência clínica, tenho recebido cada vez mais jovens com algum distúrbio de comportamento, disfunções psicomotoras, patologias classificadas com o uso de medicamentos variados, etc. Nas Escolas e Universidades atualmente existem experiências de mindfulness que em geral utilizam a estratégia de prevenção de doenças e melhoraria do baixo rendimento escolar.

Nas empresas a abordagem da saúde mentale emocional estão previvegiando programas que valorizam o jeito correto: com gentiliza e consitência. Penso que estamos apenas iniciando um processo de aprendizagem significativa com conhecimento, inteligência e espirito.

Conclusões

Atualmente, existem mais de cinco mil estudos publicado sobre mindfullness, provando que as consequências da técnica não são só comportamentais, são fisiológicas e celebrais. O que podemos concluir da ampla variedade de experiências realizadas? Talvez a necessidade de uma pesquisa mais rigorosa nas escolas, nas organizações e na clínica.

O Mindfullness a luz da Psicomotricidade agrega princípios que geram valores importantes para a prática psicomotora, como atenção plena, abertura e compaixão. Durante as sessões com as crianças e jovens, pude observar os seguintes benefícios: um aumento da percepção e do contato consigo mesmo, mais centradas, calmas e mais presentes. Um dos grandes benefícios é a criança e o jovem perceber o que está dentro de si e o que está fora de si, para encontrar o seu equilíbrio.

Bibliografia

CHAKALSON, Michael. Mindflness em oito semanas: um plano simples e revolucionário para iluminar sua mente e trazer serenidade para sua vida. São Paulo: Pensamento, 2017.
COLLARD, Patrizia. Atenção plena em poucas palavras. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
FRIARY, Vitor. Mindfulness para crianças: estratégias da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2018.
GEMER, Christopher k. Mindfulness e psicoterapia. Porto Alegre: Artmed, 2016.
GREENLAND, Susan Kaizer. Meditação em ação para crianças: como ajudar seu filho a lidar com o estress e a ser feliz, gentil e compassivo. Teresópolis, RJ: Lúcida Letra, 2016.
KOTSOU, Ilios. Caderno de exercícios de atenção plena. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
TOLLE, Eckhart. Os guardiões do ser: as lições espirituais ensinadas por nossos cães e gatos. São Paulo: Alaúde Editorial, 2019.
______________. Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
WILLIAMS, Mark. Atenção Plena. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário